Buscar

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nova visão da imagem

Arte rupestre
Fotografia


Renascimento


Olhando essas imagens de períodos diferentes percebemos que todas representam a realidade daquele período, elas comunicam, revelam  a sociedade, lembram algo, por exemplo: no Renascimento, as obras davam ênfase a relação do homem com o divino, pois nesse período a igreja católica tinha um poder muito grande.

Antes da arte digital a imagem era somente uma representação do real,  mas agora a imagem é totalmente criada, onde há mistura de elementos, é possível fazer o que quiser, não necessariamente há ligação com o real, há uma simulação.
Resumindo: A representação chega após a visualização podendo essa ser cognitiva ou subjetiva , já a simulação vêm antes da visualização, é resultado de hipóteses. Como mostra essa imagem de Londres sendo destruída, ou seja a imagem veio antes da realidade, pois isso não aconteceu.



Big Ban - Londres

 


 A imagem não apenas reproduz a realidade, mas é a própria realidade ( aquilo que nos chega, nos toca), a imagem produz comportamento, ela tem poder. Por exemplo colocam artista para vender produtos, instituem um padrão de beleza a partir das imagens em revistas, televisão e outdoors; e nos buscamos sempre está dentro desses padrão de beleza que muitas vezes é impossível ao malhar, comprar produtos estéticos, ou seja a imagem induz o comportamento. Reflita ao assistir esse vídeo.

 
 
 
 

As escolas não reconhecem o papel da imagem e a sua importância, pois a escola está centrada no velho racionalismo, onde só utilizam a imagem para ilustrar algo e comprovar um conhecimento.

Então fica a dica professor : Aconselho construir conhecimento a partir da imagem , ou seja, em vez de começar a aula anotando conteúdo no quadro, sugiro iniciar a aula com um filme e depois fazer a discursão do conteúdo a partir dele. 


QUE TAL FAZER UMA SIMULAÇÃO DE MAQUIAGEM AGORA?  CLIQUE AQUI
 

5 comentários:

  1. Sensacional ver toda essa evolução da imagem.
    É prazeroso poder sentir no dia-a dia, essa realidade transformadora a qual a mesma se tornou.
    A imagem diz muito.Cabe a nós estarmos preparados para saber discernir o que ela tem para nos oferecer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da expressão: "...ela tem poder". De fato a imagem carrega em si algo tão poderoso, que além de evoluir, criar, reproduzir ela também desperta em nós emoções e perturbações, sendo ela (imagem) realidade ou não. Por exemplo, a imagem de um lindo bebê dormindo em uma nuvem, nos causa uma doce aspiração, mesmo não sendo possível. Assim como, uma imagem obscura, como um labirinto sem saída; ela com certeza nos remeterá à algum desconforto.
    As imagens mexem com a história das gerações, como também mexem com as nosso mundo psíquico e individual. Isso mostra que reproduzi-lá, de fato trará algum(a), expressão, comportamento ou transformação!

    ResponderExcluir
  3. Noemi, você conseguiu resumir de fato o poder da imagem, ela produz comportamento, emoção...

    ResponderExcluir