Buscar

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Virtualidade


Ao olhar essas duas imagens( lado esquerdo), qual delas representa a virtualidade?  opção 1: homens da caverna, opção 2:  jogo de computador ou opção 3: as duas. Provavelmente você deve ter respondido a opção 2 , e essa é a resposta errada. No senso comum essa opção é a mais utilizada, pois acredita- se que o virtual está diretamente ligado ao digital, ao imaginário ( ao contrario ao real), porém a virtualidade é muito mais que isso, vai além da informatização, o virtual existe muito antes da informática, desde a pré historia ele está presente.

O virtual é potencia; "complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução, a atualização.". [ Levy , 1996, pág. 16]. Ou seja o virtual abre um campo de possibilidades, o que pode vir a acontecer, há uma atualização ou realização das possibilidades. Por exemplo: O homem da caverna descobriu o fogo, assim ele abriu um campo de possibilidades do que fazer com o fogo, quando ele decidi ele atualiza o campo e assim vai abrindo novos campos de possibilidades que vai sendo atualizado.

 No mundo digital o campo de possibilidades é muito grande, é possível fazer muita coisa, é por isso que no senso comum o virtual é simplesmente o digital. Por tudo isso que a opção certa da minha pergunta é a 3 , as duas imagens retratam a virtualidade.

 Na educação a virtualidade é muito importante, assim o professor ele tem uma visão mais ampla, sendo mais reflexivo,  pois este tenta entender os campos de possibilidades. Por exemplo: O aluno Gabriel está com uma bolinha de papel na mão, a primeira possibilidade é jogar a bolinha no lixo, a segunda é jogar a bolinha no colega Rafael, ele escolheu a segunda possibilidade. O docente que procura entender os campos, analisa o porque Gabriel escolheu aquela possibilidade e não outra, onde Gabriel vive, qual a realidade, o meio que Gabriel está inserido.

4 comentários:

  1. Muito bacana sua postagem Isadelle!!! Vc usou uma didática bem explicativa para o conceito de virtualidade...Aprendi um pouco mais sobre isso...
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ivane, fazer essa pastagem foi um desafio p mim, foi uma das mais complicadas. Que bom q vc gostou.

    ResponderExcluir
  3. Olá Isadele,
    muito legal tua explicação sobre virtualidade - de forma leve vc evidencia que entendeu o conceito e ainda explica de forma didática para aqueles que ainda estejam em dúvida.
    Muito legal tuas reflexões, convidam o leitor a vir dialogar contigo. Continue assim...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada profª Bonilla,
    Muito obrigada, estou muito feliz pelo seu feedback positivo.

    ResponderExcluir