Buscar

domingo, 2 de junho de 2013

Termos da Tecnologia da Informação


Existem diversos termos da tecnologia da informação que muitos nunca ouviram falar, até por que sempre surgem novos termos e assim as dúvidas aumentam. O professor atualizado, aquele que pretende estar dentro das normas de  interação com o mundo acadêmico presente, deve estar a par da tecnologia e de seus termos.Então irei listar os termos mais utilizados nesse universo, mas preciso da ajuda de vocês para complementarem os conceitos e postar outros termos que não foram citados. OK?

Hardware: Na informática é tudo que é físico, é o conjunto dos componentes eletrônicos, circuitos e placas. Todo tipo de equipamento de informática: notebook, tablete, smartphone, impressora, entre outros.

Software: Parte lógica ,são programas, sistemas operacionais que são executadas pelo hardware. Para cada tarefa existe um software adequado. Exemplos: Windows e Mac Os (sistemas operacionais), Grimp e Adobe Photoshop (editores de imagem), entre outros.
- Software livre: Sãos os aplicativos onde código-fonte é de domínio público e, em geral, gratuito.
- Sofware fechado: é particular, onde a  cópia, redistribuição ou modificação são restritas  pelo seu criador ou distribuidor.

Editor: Permite execução, operação e produção , nos tornamos autores do processo.
- Editor online: conectado no computador , via navegador ( browser ).Exemplo: Adobe Photoshop Express (editor de imagem)
-Editor off-line: instalado no computador. Exemplo: Word (editor de texto)

Navegador ou browser: Software que permite navegar na internet. Exemplos: Google Cromer, Internet Explore, Mozila, entre outros.

Aplicativos: Programas desenvolvidos para desempenhar tarefas específicas como ver vídeos e jogar. Existem aplicativos para computador, celular, entre outros.

Download: Obtenção de uma informação( software,script..) através da internet.


Upload: Envio de uma informação através da internet. Ex: Anexar um arquivo no email.

Home Page: Página inicial de um navegador.


Desktop:  Desk = mesa , top = em cima. Assim o desktop é um microcomputador de mesa. Usada também para designar a área de trabalho.

Hacker: Pessoa com grande habilidade na área da tecnologia da informaçã

Que tal dá uma espinhadinha nesse site, tem muitas informações legais, clique aqui.



     








6 comentários:

  1. A lista realmente é bem grande Isadele,quantas palavras ainda obscuras,e um tanto distante da realidade de muita gente,(infelizmente).
    Mas, com o tempo e a pratica conseguiremos desembaraçar esses termos inovadores.Para que possamos estar inseridas nesse contexto tecnológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, através da prática e principalmente de muita leitura, vamos desembolar esses termos. Volte Sempre!!

      Excluir
  2. Isadelle, aqui tenho que te agradecer pela dica que vc e deu sobre esses temas, pois nessa aula não pude vir...
    É desafiador conhecer o que quer dizer cada palavra dessa... embora apreensiva com a matéria... estou me envolvendo....
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Ivani, como colegas devemos nos ajudar.
      Se envolva bastante, é realmente desafiador para nós.

      Excluir
  3. Oi Isa,
    Tenho gostado muito das suas postagens, só tem uma coisinha que acho que precisa pensar com cuidado: você coloca em suas postagem sugestões para o professor em sala de aula, e sempre coloca que ele "deve fazer isso ou aquilo". Eu sei que é um pequeno detalhe, mas não acha melhor substituir essa condição de obrigação, de dever? Que tal usar palavras como: necessita, indicamos, entendemos, acreditamos...

    Veja que da forma como você coloca fica parecendo que é uma receita a ser seguida, e sabemos que as tecnologias tem suas possibilidades e cada professor vai explorar de acordo com suas necessidades e interesses!

    Apenas para pensar sobre!
    bjos
    Sule

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,sua consideração é muito válida, vou melhorar.
      Obrigada!

      Excluir