Buscar

domingo, 1 de setembro de 2013

Radio e Educação

A radio é um ótimo meio de comunicação para tornar o aluno sujeito ativo, participante do processo de ensino aprendizagem, assim a radio escola é para ser construída pelos alunos, deve ser disponibilizada para eles, claro que o professor deve está junto para orientar e construir com o aluno. o professor deve dá a liberdade e não deve planejar tudo que acontecerá na radio,pois se isso acontecer perde-se as potencialidades da radio e a necessidade do aluno de se expressar na escola.

A radio escolar não deve ser utilizada somente para discutir os conteúdos da sala de aula como Matemática ou Português, por que assim torna a radio sem atração.

A radio incentiva o aluno de tornar-se falante, ser comunicativo, ter argumentação; para escrever as matérias, pensar nos temas que serão abordados é necessário a pesquisa ,a leitura e a criatividade.

Esse meio de comunicação tem diversas possibilidades como debate sobre diversos temas, jogos, radionovela ( trabalha efeitos especiais, dramaturgia e criatividade), concursos, poesia, gincana, divulga noticias e eventos.

Tudo que for feito tem que ser de acordo com o interesse das crianças daquela comunidade, assim é essencial que o professor conheça seus alunos.

A radio pátio, ela tem suas limitações pois é só há exibição nas escolas e tem um horário marcado para a exibição, logo a família e a comunidade não podem participar, quando eles saem da escola não tem mais acesso a radio.Para uma escola o mais interessante seria a radio web, por que tudo que eles  produzem estão armazenados e qualquer pessoa pode acessar em qualquer hora.

Se uma boa parte dos professores não estão preparados para articular internet com educação, imagine radio e educação, onde a maioria dos professores nem sabem que existe, a formação do professor não discute radio com os professores.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário