Buscar

domingo, 4 de agosto de 2013

Software livre: Os animais vão a escola

 Desde 2007 a PROINFO passa a se adequar as politicas publicas federal de diminuição da exclusão digital e do uso do software livre e assim os softwares livres estão cada vez mais presentes nas escolas publicas. Mas os professores estavam/estão preparados para isso?

 O PROINFO  (Programa Nacional de Tecnologia Educacional)  é um programa educacional criado em 1997, que implantou as TICs para utilização como uso pedagógico na rede pública de ensino fundamental e médio.

Foi incorporado no PROINFO o Linux educacional para ser utilizado nas escolas, e os professores não foram preparados para isso, a maior parte dos docentes faziam/fazem cursos, mas limitam-se a formação técnica e não se discute as implicações culturais, filosóficas e politicas do software e do conhecimento, assim eles não sabem o por que estão utilizando o software livre. Por conta da má formação, os professores acham mais difícil o manuseio, menos eficientes comparado aos softwares proprietário e assim o software livre não foi bem aceito. Além disso haviam muitos problemas nos computadores, por um lado foi bom por que as crianças maiores tentavam descobrir o problema , para resolver, assim exploravam a maquina, mas por outro era desgastante, principalmente para as crianças menores.

Portanto por tudo isso, pressão do mercado, dos professores, falta de informação, que a politica do software livre não foi bem sucedida. Mas é necessário pensarmos em todas as possibilidades proporcionadas pelo software livre, como desenvolver programas de acordo com a sua necessidade. Para refletir um pouco mais sobre isso, clique aqui.


.







2 comentários:

  1. Isa,
    Talvez seja interessante voltar ao texto que discutimos em aula de Bonilla. Não ficou claro para vc o entendimento sobre o PROINFO. Veja que o objetivo do PROINFO era a inserção das tecnologias na escola, e atrelado a ele está a formação do professor.

    Não é apenas um programa para uso de sofware livre, e sim, ele foi incorporado ao programa, sem as devidas orientações ao professor, por isso estranhamento...

    Vamos lá, retome essa postagem, a busque trazer a discussão que apresentamos em aula sobre a inclusão digital articulando com o PROINFO.

    Bjos
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir