Buscar

domingo, 4 de agosto de 2013

Por que windows?

Na sua casa qual sistema operacional que você utiliza? A resposta provavelmente será alguma das versões do Windows. Mas você já parou para pensar o porque você utiliza esse sistema operacional? Será que é porque é o melhor? mas vocÊ ja se deu a oportunidade de conhecer outros?

Bem , comecei a minha postagem, cheia de indagações, afinal estamos tão acomodados e presos ha um sistema capitalista, que em certas questões, não percebemos que podemos ter escolhas, mas para isso é preciso conhecer as nossas opções.

Essa discussão deve ser feita a partir do conhecimento das definições de software livre e sotware proprietário, mas antes precisamos conhecer algumas informações.

- Software é qualquer programa de computador, é a estrutura lógica. Por exemplo os sistemas operacionais, drives, aplicativos.
-Quem desenvolve os softwares, quem faz a programação e quem domina a lógica digital são os hackers.
-A programação é constituida de codigos, palavras, numeros e sinais.
- A linguagem da maquinha é binaria constituida de 0 e 1, o homem não entende.
- O codigo fonte é o conhecimento inteligivel pelo homem, esse codigo  é um grupo de palavras, sinais ou símbolos escritos onde se tem uma ordem de maneira lógica, é utilizada pelo hackers para fazer programação.

A partir do codigo fonte podemos fazer modificação, copiar, etc. A É justamente isso que diferencia o software livre do proprietário. Com o software livre é possível  executar o programa para qualquer coisa, saber como funciona o programa, copiar, modificar de acordo com sua necessidade, redistribuir, pois o codigo fonte é disponibilizado, ja o sotware proprietário para utiliza-lo, compra-se sua licença, o software fechado disponibiliza o codigo binário, o que não traz muitos beneficios, pois não é inteligivel ao homem. 

Com o software livre , nos tornamos sujeito e não simplismente um usuário, deixamos de está algemados . Podemos modificar o programa, e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie, ou seja compartilhamos saberes. Além de ser mais seguro, pois são menos utilizados , logo são menos visados por crackers, vírus e programas maliciosos.

Portanto existem tantas vantagens sob o uso do software livre. Então por que usamos o proprietário? Primeiro ponto,o programador ganha o dinheiro para desenvolver o software livre e depois disso todos tem a licença para utilizar como quiser, já o software proprietário, a empresa que desenvolve ganha dinheiro toda vez que alguém compra a sua licença, é bom ficar claro que quando pagamos pelo software privado não compramos ele e sim o direito de utiliza-lo. Então o Windows, que é o sistema operacional proprietário que utilizei para reflexão, toda vez que você compra o uso, está dando dinheiro para eles, logo quanto mais usuário melhor.Outra coisa a se pensar seriam os pacotes de software privativo que os fornecedores oferecem para as escolas em um preço bem baixo.Assim as crianças e adolescentes tornam-se dependentes desse software proprietário, afinal não vão conhecer os outros, pois desde cedo aprendem a utiliza-lo e assim vão crescendo sendo dominados por esse software.

 O software proprietário não tem uma boa ligação com a educação, pois não dá liberdade para a criação, criatividade, limitam o aprendizado e incentivam a servidão a tecnologia e ao capitalismo.

Mas para não ficar só na teoria. que tal conhecer mais e utilizar os softwares livres ?


A maioria dos softwares livre são representados por um animal 

-Navegador Mozzila
-Editor de imagem Gimp
-GNU/ Linux
-Apache HTTP Server
- Sistema operacional Linux 

- conj. de aplicativos OpenOffice
- editor imagem Gimp 

- aplicativo Amule

OBS: O Windows não é o único software proprietário,existe o Microsoft office, Adobe Photoshop e Mac OS por exemplo, apenas utilizei esse sistema operacional para reflexão, pois é um dos mais utilizados.



2 comentários:

  1. Oi Isa,
    Boa reflexão!
    Tenho um ponto a considerar, quando fala sobre os hackers. Veja que em cima você coloca que os hackers são aqueles que conhecem e desenvolvem software, e em baixo você coloca que os sofware livre são "são menos visados por hackers, vírus e programas maliciosos".

    Cuidado, porque discutimos em aula que quem invade computadores são os Crackers. Lembre-se que todos Hackers é um Cracker, mas nem todo Cracker é um Hacker"...

    Também acho importante reler e corrifir algumas pontuações e frases. Tem frases truncadas comprometendendo o entendimento do texto, a exemplo - "Com o software livre , nos tornamos sujeito e não simplismente um usuário, deixamos de está algemados". Veja que tem problemas nessa frase!

    bjos e parabéns!
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Verdade nessa frase, sobre os hackers tinha que colocar os crackers. ok, obrigada

    ResponderExcluir