Buscar

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Docente e Tecnologia




Com as inovações tecnológicas em diversos campos, há um novo perfil de professores sendo exigidos na sociedade, pois a tecnologia é uma parte fundamental e integrante da sociedade, logo afeta diretamente o sistema de ensino que reclama por uma formação de docentes familiarizada com o universo digital e que saiba aliar a tecnologia com a educação.

O professor é o profissional que deve acompanhar a evolução do conhecimento, sempre atualizando-se, afinal o professor têm uma responsabilidade social muito grande, a formação de cidadãos.

Se você é professor e não está inserido no nesse universo, já está na hora de ingressar em um Curso, participar de palestras correr atrás da sua formação. Sei que a culpa de não está "por dentro" desse mundo não é somente sua,  afinal no curriculo para formação de docentes, não há uma carga horária suficiente para aprendizagem e discussão sobre a Tecnologia da Informação e Comunicação, mas estabeleça um compromisso de buscar conhecer a tecnologia, mas não basta saber utilizar o computador, mexer no tablet, deve-se está consciente da importância do uso destes.
 
 Então fica a dica!! Acredito que usando a tecnologia como uma aliada para a educação, você pode proporcionar uma aula mais atraente, discursiva e interessante para seus alunos, e dá a sua aula um aspecto mais lúdico.

10 comentários:

  1. Legal melhor que ser um professor é ser aprendiz da vida por que ele é o melhor professor,,,,,Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Realmente a vida nos ensina muito, é bom aprender com ela, mas ser professor é muito bom, além de ensinar você pode aprender.
      Volte sempre!
      pena que não se identificou,
      Abraços

      Excluir
  2. Grande parte da sociedade critica o avanço tecnológico contemporâneo, justificando que o ser humano esta virando dependente das maquinas, fato que não deixa de ser verdade, porém ainda esta em tempo de o dominado virar dominador. Muito dos professores dizem não ser dependentes da tecnologia, e por isso não incluem-na em sala de aula, porem estes ainda estão sim, dominados, pois nos finais de semana(por exemplo) se debruçam horas em frente a um aparelho televisivo. Parabéns a autora do texto por mostrar que a tecnologia pode ser empregada na escola a nosso serviço, dominando e usufruindo do tecnológico e não sendo "chicoteados" por fios de Ipad's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia é um componente participante da sociedade,é essencial. Os professores teem uma responsabilidade muito grande e não pode privar o seu aluno de viver o que a sociedade nos oferece. Claro que devemos ter cuidado e refletir : até que ponto a tecnologia é importante para mim?
      Além disso Jordan, a internet por exemplo no permite viajar por diversas páginas, nos dá diversas possiilidade, onde podemos discordar do que está nos sites e a televisão não permite isso. Enfim fique ligado na minha nova postagem que vai refletir justamente sobre os caminhos que a tecnologia nos permite( navegação, hipertextualiade).
      Volte Sempre!
      Abraços

      Excluir
  3. Verdade, acho isso muito importante a tecnologia para a educação.
    Um avanço muito grande nos últimos anos e que vem crescendo a cada dia no mundo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Ivane, é realmente importante pensar como a tecnologia contribuiu de forma significativa para educação.
      Volte Sempre!!
      Abraços

      Excluir
  4. Sem duvida essa relação entre docente e tecnologia,hoje se faz mais que necessária.Com os avanços de todos esses aparatos tecnológicos, o bom professor não pode ficar de fora de toda essa evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Avaneide, é muito importante o docente está "por dentro" desse universo.
      Obrigada, pela visitas é importante agente valorizar o trabalho do colega, saber o que o outro pensa e construir conhecimento. Abraços!!

      Excluir
  5. Muito bom esse texto Isadele Lopes, que tem como destaque a importância do docente e sua interação com o mundo tecnológico, eu também concordo que essa ligação tem que ser fundamental para alcançarmos resultados positivos entre tecnologia e educação!

    ResponderExcluir