Buscar

domingo, 14 de julho de 2013

2° Elemento do Ciberespeço: Comunidade Virtual

    O termo " Comunidade virtual" é utilizado para indicar pessoas reunidas, a partir de interesses e valores em comum,  não levando em consideração a localização geográfica dos membros da comunidade, ou seja os participantes pode ser de qualquer lugar do mundo. Por isso o objetivo dela, deve ser muito claro e delimitado, além disso deve-se complementar os objetivos do site. As Comunidades Virtuais possuem fórum, chat, listas de discussão e espaços para publicações de textos e imagens.

Por ser construído por pessoas, nas comunidades virtuais podem haver desentendimentos, por isso é necessário criar regras para a utilização dela,é imprescindível o respeito as opiniões individuais e as informações pessoais dos membros devem ser privadas.



Em 2004 surgiu o Orkut, e jovens do mundo inteiro tinham seu perfil nessa rede social. Os brasileiros representavam 56% dos usuários do Orkut, mas já não é mais tão utilizado atualmente. Nele existem as comunidades onde pode-se ler, criar tópicos e enquetes sobre o tema desta, normalmente para ter acesso ou participar dos ambientes (tópicos e enquetes) é necessário esta participando da comunidade. No Orkut por exemplo existe a comunidade " Eu amo chocolate" que tem 3.665.249 membros, e " Eu sou Cristão" 141416 membros. As pessoas que participam delas , compartilham os mesmos valores e interesses, quem entra na comunidade e não segue as regras corre o risco de ser banido.

Atualmente a rede social que é "febre" na internet é o Facebook, nele tem os grupos que formam uma comunidade virtual, normalmente só participa do grupo, quem é aceito pelo criador dele, assim não é qualquer pessoa que pode fazer parte do comunidade.


A comunidade virtual faz parte dos três princípios que norteiam o crescimento inicial do Ciberespaço, os outros dois são a interconexão e a inteligência coletiva.
Antes de criar a comunidade virtual é necessário a  interconexão, que é a comunicação de forma universal onde há quebra de fronteiras, não há barreiras para comunicação, mas para isso é necessário uma infraestrutura, onde haja uma disponibilidade de rede e dispositivos, porém, muita gente ainda não tem acesso a conexão, ou seja é necessário democratizar a conexão. Mas o que isso tem haver com comunidade virtual, que é o tema inicial da postagem? Bem a comunidade virtual dá continuidade a interconexão, ela a forma como as pessoas se articulam e se organizam na rede,não adianta ter conexão se não há uma organização em rede. A comunidade virtual é um elemento do ciberespaço.

Os seres humanos formam comunidades virtuais buscando um ideal coletivo inteligente, ou seja a inteligência coletiva, que é o terceiro principio. A sociedade deve em grupo e não individualmente.
Atualmente é quase impossível formar sujeitos fora do ciberespaço, pois estes tornam-se sujeitos fora do mundo. Na escola, estamos acostumados a inteligência individual, mas devesse começar nela a criar e cultivar a inteligência coletiva.

No sistema de ensino, a comunidade virtual permite debater assuntos do currículo, tirar duvidas, apresentar descobertas, trocar  informações entre professores e alunos através de mecanismos de comunicação como chats e fóruns. Muitos educadores estão utilizando os grupos do facebook para propor discussão sobre diversos temas, além disso turmas de escolas e faculdades criam os grupos para da avisos importantes, tirar duvidas com os colegas e anunciar eventos.

Que tal criar agora a sua comunidade virtual? Tenho certeza de que valores e gostos que você tem é comum a muita gente.




4 comentários:

  1. Olá Isadele,

    Como sempre gosto muito de suas postagens, elas ficam bastante claras para o entendimento do tema abordado...
    Mas, no final vc poderia deixar o endereço para participar dessas comunidades virtuais....
    Fica a dica!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ivane pela sua participação como leitora ativa no meu blg. Obrigada pela sugestão!!

      Excluir
  2. Bom relembrar,de como até mesmo as comunidades virtuais sofrem mudanças constantes,pois a aceleração com que se constitui essa nova forma de construir conhecimentos,está sempre em processo continuo de transformações.
    Gostei das articulações.é isso aí!!Estamos caminhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Avaneide, verdadade a comunidade virtual esta em mudança continua. Obrigada! E agradeço por ser uma leitora fiel do meu blog. Abraços

      Excluir